Qualidade de vida e segurança: novos destinos em Brasília chamam a atenção de moradores
A cada dia, mais pessoas saem dos centros das cidades em busca de locais mais próximos à natureza. Estudos mostram que a conexão com áreas verdes traz benefícios para a saúde física, mental e emocional. O Jornal da USP destacou que a ciência comprova que esse contato gera mais qualidade de vida, principalmente dentro do contexto urbano, reduz os níveis de estresse, melhora a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e promove o equilíbrio emocional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também corrobora que estar em espaços verdes é benéfico para o bem-estar de todos. O relatório Green and Blue Spaces and Mental Health” (em português, “Espaços verdes e azuis, e saúde mental”) mostra que o tempo na natureza – incluindo áreas urbanas e periurbanas – tem efeitos positivos na saúde mental das pessoas.
E, em Brasília, essa migração para espaços com mais áreas verdes não é diferente. É crescente o número de lançamentos imobiliários fora do Plano Piloto. O valor mais acessível, aliado à qualidade de vida que os condomínios oferecem, é um grande atrativo.
Entre as regiões que estão crescendo está o lote residencial Chácara Bernadette, no Setor Boa Vista, entre o Lago Norte e próximo a Sobradinho, um trajeto de 10 minutos do Plano Piloto, graças ao Complexo Viário Governador Roriz, que liga a ponta da Asa Norte à Região Administrativa. O local é famoso pela grande extensão de áreas verdes. “O contato com a natureza, saindo do estresse do dia a dia da região central, é um dos fatores que mais estão fazendo a diferença na hora de comprar um imóvel”, explica Marcus Vinicius Viana, diretor regional da Terral Incorporadora DF.

Segundo Marcus, pouca disponibilidade de imóveis à venda e o alto preço do metro quadrado no Plano Piloto fazem com que a população migre para mais afastadas. Em de lançamentos residenciais, “o Plano Piloto tem oferta reduzida de imóveis, com poucas áreas à venda. Estes novos empreendimentos de apartamentos no conceito de condomínio clube oferecem atrativos relacionados à qualidade de vida, raros no mercado da capital”, explica.
O diretor também destaca que a região em que o Setor Boa Vista está localizado está passando por transformações relevantes, principalmente no que diz respeito a novos projetos viários e de mobilidade urbana. "Esse movimento se dá, em parte, pelo estrangulamento viário e pelas dificuldades de acesso a outros pontos já consolidados, como Águas Claras, Guará, Taguatinga e Samambaia", afirma. “As melhorias têm como objetivo a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. As mudanças também influenciam positivamente o mercado imobiliário local, incentivando que as empresas do setor invistam na cidade, trazendo novos empreendimentos para o bairro”.
Parcelamento urbano Chácara Bernadette, um novo destino em Brasília

O Chácara Bernadete será o mais novo destino do Distrito Federal, localizado a 10 minutos do Plano Piloto – entre Sobradinho e o Lago Norte. O parcelamento urbano possui áreas destinadas ao uso comercial e à prestação de serviços institucional, industrial e residencial.
Com mais de 38 mil metros quadrados, o lote residencial do Chácara Bernadette poderá abrigar até 715 unidades habitacionais de um empreendimento multifamiliar. A localidade será uma opção de moradia para quem quer viver com conforto próximo ao Plano Piloto e envolto à natureza. A Terral Incorporadora continua expandindo os negócios na capital do país e é a proprietária do lote residencial, além de ser a empresa que está responsável pelas obras de infraestrutura do espaço.
O nome do local é uma homenagem ao legado e à filha de Claude Marie Julliard e Milton Tavares do Canto, Marjolaine Bernadete ou Marjô. A família chegou a Brasília em 1962 e até hoje mora na região em que o Chácara estará localizado. Marjô se orgulha da área e a considera um verdadeiro pedacinho da França em Brasília. "Os futuros moradores terão a oportunidade de morar em um pequeno paraíso repleto de história."